O exemplo do Papa Francisco quando abriu o espaço do Vaticano par acolher aos sem abrigo da cidade de Roma e a instituição do dia do Pobre para a Igreja universal, foi inspirador de uma iniciativa que foi proposta pela Nunciatura à toda a Vida Consagrada, Paróquias, grupos de jovens e associações apostólicas da Arquidiocese de Maputo.

Ir às periferias existências era uma atitude que estava a dar sentido a muitas comunidades cristãs e a resposta a esta iniciativa foi muito generosa, de modo que a organização e programação de actividades, se concretizou através de uma comissão, composta por irmãs e irmãos que ofereceram a sua disponibilidade de tempo e de valores com todo interesse e carinho.

Desde o início escolheu-se como lema o capítulo 25 de Mateus, para significar o objetivo do programa e para dar-lhe o sentido profundo que vertebraria todas as actividades.

Logo de imediato tentou-se congregar a todas as pessoas que deambulam pelas ruas da cidade sem era nem beira, tanto crianças como adultos, e convocá-las para uma refeição ao fim do dia num lugar concreto que foi improvisado até encontrar melhores condições.

Mais tarde organizaram-se encontros prévios a este momento para tentar conhecer melhor a sua realidade e ver as possibilidades concretas de sua integração bem nas famílias, na sociedade ou nos centros de reabilitação. Este processo é lento e neste momento esta a ser implementado pouco a pouco.

A visita do Papa Francisco a Moçambique, acelerou o processo da procura dum espaço adequado e agora já é uma realidade. Já existe o Centro chamado “Mt.25” com o dístico “Vinde benditos do meu Pai”.

Nós colaboramos com alegria e entusiasmo junto com muitas outras Congregações religiosas, paróquias e grupo de jovens, oferecendo um jantar uma vez ao mês aproximadamente para 150 pessoas. Também participamos nos encontros de avaliação, de formação e de convivência festiva entre todos os que formamos parte deste programa, que tem como grandeza ser todos e ao mesmo tempo não pertencer a nenhum exclusivamente.

Comunidade de Maputo

Share
Share
Share